De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a prática de exercícios físicos leves a moderados pode retardar os declínios funcionais, contribuindo com o combate da demência e da depressão na terceira idade.
A partir disso, fica claro que há uma forte relação entre as atividades físicas e a saúde mental de idosos. Essa afirmação é corroborada, inclusive, por diversos estudos realizados ao longo dos anos, que verificam que idosos ativos apresentam menor prevalência de doenças mentais do que os não-ativos, além de terem riscos reduzidos de desenvolverem sentimentos depressivos e ansiosos.
Além disso, é importante ressaltar que na terceira idade a prática de exercícios também está ligada à inserção social e ao convívio com outras pessoas, o que por si só já diminui os riscos de desenvolvimento de doenças de origem emocional.
O exercício físico ajuda na liberação de endorfina e serotonina, hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar, vitalidade e satisfação, além de contribuir com a coordenação motora, memória e o bom funcionamento do cérebro como um todo, melhorando o desempenho cognitivo e a capacidade funcional do idoso.
Portanto, a atividade física otimiza o funcionamento de todo o corpo, inclusive da mente, e deve ser estimulada em pessoas idosas.
No Residenza contamos com diversas modalidades de atividade física para proporcionar aos idosos saúde física e mental.
Residenza Hotelaria para Idosos
Telefone: (62) 3142-5270
Whastapp: (62) 99604-5970
Endereço: Rua 89-E, nº 70, Setor Sul, Goiânia, Go.
Serviços:
- Hotelaria permanente e provisória para idosos;
- Centro Dia;
- Geriatria;
- Nutrição;
- Atendimento domiciliar.
Responsável técnico: Dr. Marco Aurélio Borges CRM 11.542 / RQE9.233