Serviços
Hospedagem permanente para idosos
Hospedagem permanente para idosos é um serviço de hospedagem contínua a idosos de qualquer grau de dependência com cuidados médicos 24 h.
Na Residenza oferecemos aos nossos hóspedes quartos e banheiros adaptados e confortáveis, além de um ambiente acolhedor para o idoso se sentir em casa!
Todos os ambientes da Residenza são adaptados conforme recomendações e normativas vigentes para centro residencial de idosos para proporcionar o máximo de conforto e bem-estar aos nossos residentes. Também contamos com uma equipe 24 h para realizar o monitoramento dos hospedes proporcionando o máximo de segurança.
Além disso propomos diariamente uma série de atividades ocupacionais para tornar a estadia na Residenza mais agradável.
Centro Dia para idosos
No serviço de Centro Dia, os idosos passam somente o dia e retornam à noite para suas casas. Neste período eles aproveitam para fazer atividades recreativas, se relacionar com outros idosos, recebem alimentação equilibrada e atendimento multidisciplinar, enquanto o familiar estiver trabalhando.
Hospedagem temporária para idosos
Nesta modalidade de hospedagem, o idoso fica hospedado por tempo determinado, de acordo com as necessidades dos familiares ou responsáveis que necessitarão se ausentar para uma viagem ou férias do cuidador, por exemplo. O idoso terá a sua disposição uma equipe multidisciplinar e cuidadores 24 horas, nutrição balanceada, além de diversas atividades e convívio social.
Reabilitação (Geriatria, Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicologia, Odontogeriatria, Nutrologia)
A reabilitação tem como objetivo a recuperação adequada da saúde física e emocional de idosos que estão em internação hospitalar prolongada, submetidos ou não a procedimentos cirúrgicos. A Residenza Hotelaria para Idosos conta com uma estrutura apropriada e equipe treinada para oferecer todo o suporte necessário para o idoso tenha uma recuperação rápida e de qualidade.
Geriatria
A Geriatria é a especialidade médica que tem como foco o atendimento de forma integral e ampla à pessoa idosa. A geriatria visa a promoção de um envelhecer saudável, prevenção e tratamento de doenças, a reabilitação do idoso e a preservação da autonomia e independência do idoso.
A consulta geriátrica tem uma abordagem ampla, não se limitando a um órgão ou sistema e sim ao corpo com um todo, incluindo aspectos psicossociais, escalas e testes, unidade paciente-família, etc.
As principais doenças enfrentadas pelo idosos são: as demências, Doença de Alzheimer, Doença de Parkinson e doenças crônicas como hipertensão arterial, diabetes, osteoporose, o geriatra também trata de problemas com múltiplas causas, como tonturas, incontinência urinária e tendência a quedas.
Terapia Ocupacional
É uma área da saúde que estimula a consciência corporal, as relações sociais e as habilidades cognitivas, através de oficinas, palestras, jogos e exercícios. Essas atividades são propostas de acordo com as necessidades específicas de cada idoso.
A Terapia Ocupacional proporciona mais qualidade de vida ao idoso, melhora a saúde física e mental, auxilia na reabilitação, previne quedas, aumenta a autonomia e promove a socialização.
Fisioterapia
A fisioterapia gerontológica tem como objetivo a preservação ou recuperação da independência funcional do idoso. Também atua na prevenção e no tratamento de diversas doenças que podem acometer os idosos.
Alguns sintomas e sinais que indicam a necessidade de avaliação fisioteraupêutica são:
- Dor
- Sensação de membro pesado
- Marcha lenta;
- Cansaço respiratório
- Tropeços e quedas;
- Dificuldade de subir e descer escadas;
- Dificuldade em levantar e sentar;
- Falta de equilíbrio;
- Tontura;
- Zumbido;
- Sensação de fraqueza.
Fonoaudiologia
A fonoaudiologia atua nos diferentes aspectos da comunicação humana (linguagem oral e escrita, fala, voz, audição) e nas funções responsáveis pela deglutição (engolir), respiração e mastigação.
O envelhecimento pode causar perda auditiva que pode gerar insegurança, medo e dificuldade de interação. O fonoaudiólogo auxilia na reabilitação auditiva melhorando a comunicação do idoso.
Também é comum que os idosos apresentem dificuldades de engolir alimentos, bebidas ou, até mesmo, a própria saliva. Com a fonoaudiologia, o idoso consegue melhorar a deglutição, a mastigação e a respiração, reduzindo a frequência de engasgos.
Outro benefício da fonoaudiologia é minimizar os impactos da evolução de doenças degenerativas, em especial, as relacionadas à demência.
Psicologia
A psicologia tem como objetivo promover atividades para proporcionar bem estar e saúde mental aos idosos, como: atendimento individualizado, atendimento em grupo, realização de atividades de estimulação cognitiva, atendimento aos familiares (individual ou em grupo) e acompanhamento das visitas dos familiares.
Também é atribuição da psicologia oferecer suporte emocional dos idosos, trabalhar questões associadas ao envelhecimento, incentivar à autonomia, estimular funções cognitivas (linguagem, atenção, memória, orientação, entre outras), prevenir e tratar doenças como depressão e ansiedade.
Na velhice ocorre um acúmulo de realizações e perdas, por isso é importante que o idoso consiga expressar seus sentimentos. A história de vida de cada idosos merece ser valorizada.
O psicólogo pode auxiliar as famílias e o idoso para a condução de um envelhecimento melhor e mais saudável.
Odontogeriatria
Odontogeriatria é uma especialidade da odontologia que visa o diagnóstico e tratamento dos problemas bucais das pessoas idosas.
Os problemas bucais relacionados à terceira idade são fatores que influenciam diretamente na qualidade de vida desses pacientes. Um dos principais problemas da saúde bucal dos idosos é a perda parcial ou total dos dentes. Como consequência, a mastigação, digestão e deglutição do paciente fica afetada, além da fala, que também fica prejudicada, e a questão estética, que pode interferir de forma emocional e psicológica no idoso.
Entre as doenças odontológicas mais comuns estão as doenças periodontais, em que ocorre a inflamação da gengiva e dos tecidos de sustentação dos dentes. Outras queixas são a erosões e cáries dentárias, halitose e boca seca causada por medicamentos.
A atenção à saúde bucal do idoso deve levar em consideração as principais alterações que costumam ocorre na cavidade bucal, e atuar de forma preventiva e direcionada, promovendo a saúde bucal na terceira idade.
Nutrologia
A nutrologia atua na prevenção e no tratamento de doenças que podem ser causadas por distúrbios nutricionais.
Também faz o acompanhamento do estado nutricional do idoso promovendo o envelhecimento saudável e atuando na manutenção da saúde e na redução de risco de doenças.
A avaliação nutrológica no processo do envelhecimento saudável inclui:
- Prevenção, diagnóstico e tratamento de problemas relacionados com a alimentação em patologias tais como: diabetes, alteração de colesterol e triglicerídeos, doença hepática gordurosa, osteopenia osteoporose, obesidade.
- Avaliação completa da necessidade de suplemento nutricional e vitamínico;
- Avaliação e tratamento da sarcopenia que consiste na perda muscular associada ao envelhecimento ou a patologias específicas, como câncer, e demências;
- Prevenção e tratamento de doenças que podem ser modificadas por melhora dos hábitos alimentares;
- Orientação de exercícios físicos e de suplementos para melhora de performance e a saúde.
Hidroginástica
A hidroginástica é um conjunto de exercícios dentro da água que combina atividades aeróbicas com ginástica localizada. Portanto, ao ser praticada em piscina, não tem impacto nas articulações sendo recomendada para os idosos.
Entre os diversos benefícios da hidroginástica para idosos podemos citar:
- Acelera o metabolismo;
- Promove o fortalecimento muscular;
- Melhora do sono;
- Previne a osteoporose;
- Promove saúde mental para os idosos;
- Promove a socialização.
- Reabilitação.
A hidroginástica promover maior bem-estar e qualidade de vida para os idosos que encontram hospedados no Residenza.
Pilates
O pilates é uma atividade física que traz muitos benefícios para a terceira idade, por ter pouco impacto corporal e ser adaptável de acordo com as características de cada um, também melhora as funções corporais, o equilíbrio, a força, a coordenação, e a velocidade dos reflexos. Além de todos esses benefícios, o pilates também é auxilia na luta contra diversas doenças relacionadas à idade, por exemplo:
Artrite: os movimentos suaves do pilates diminuem a compressão das articulações, mantendo uma amplitude de movimentos ao redor delas;
Osteoporose: os exercícios de perna podem promover o aumento da densidade óssea tanto na coluna quanto nos quadris;
Estenose lombar: ajuda no alongamento dos músculos das costas e no fortalecimento dos extensores da coluna, contrabalanceando a força da gravidade;
Doenças degenerativas: o pilates atua retardando os efeitos das doenças degenerativas como Parkinson e Esclerose Múltipla, e até mesmo de traumas cerebrais, como derrame.
Atendimento domiciliar
Atendimento domiciliar é uma modalidade de serviços na área de saúde em que as atividades são direcionadas aos pacientes no ambiente domiciliar, isto é, em sua própria casa.
Esse serviço geralmente é feito por uma equipe multidisciplinar e conforme a necessidade do paciente pode englobar consultas, exames, aplicação de medicamentos e acompanhamento da saúde do paciente.
O Atendimento Domiciliar visa atender idosos que apresentam dificuldades para irem a uma clínica, seja por dificuldade de locomoção, condições físicas, entre outros.
Curso de cuidador de idosos
Residenza Hotelaria para Idosos
Telefone: (62) 3142-5270
Whastapp: (62) 99604-5970
Endereço: Rua 89-E, nº 70, Setor Sul, Goiânia, Go.
Serviços:
- Hotelaria permanente e provisória para idosos;
- Centro Dia;
- Geriatria;
- Nutrição;
- Atendimento domiciliar.
Responsável técnico: Dr. Marco Aurélio Borges CRM 11.542 / RQE9.233