A polifarmácia é definida como a utilização de três a cinco medicamentos diferentes simultaneamente. A sua prática, infelizmente bastante comum entre idosos, pode ser bastante prejudicial à saúde, diminuindo a qualidade de vida e bem-estar.
Apesar de ser necessária em algumas situações, a polifarmácia pode trazer diversos efeitos colaterais, especialmente em idosos que já sofrem com o comprometimento de algumas funções do corpo, como dos rins.
Entre as complicações associadas com a polifarmácia, pode-se citar:
- Aumento dos riscos de hospitalização;
- Aumento do declínio funcional;
- Aumento da deficiência cognitiva;
- Reações adversas aos medicamentos;
- Reações adversas de interações entre dois ou mais medicamentos.
Portanto, antes de consumir qualquer medicamento, é fundamental que o idoso se consulte com um profissional da saúde, evitando a automedicação. Apenas um médico qualificado poderá indicar a medicação adequada, considerando quaisquer outros fármacos que o paciente já tome, a fim de evitar problemas de saúde devido ao excesso de medicações.
Nunca se automedique!
Residenza Hotelaria para Idosos
Telefone: (62) 3142-5270
Whastapp: (62) 99604-5970
Endereço: Rua 89-E, nº 70, Setor Sul, Goiânia, Go.
Serviços:
- Hotelaria permanente e provisória para idosos;
- Centro Dia;
- Geriatria;
- Nutrição;
- Atendimento domiciliar.
Responsável técnico: Dr. Marco Aurélio Borges CRM 11.542 / RQE9.233
Casa para Idosos Goiânia, Centro Dia Goiânia, Destaque, Geriatra Goiás, Geriatria Goiânia, Goiânia, Goiás, Hotelaria para Idosos Goiânia, Imprensa, Instituição de longa permanência para idosos Goiânia, Lar de Idosos Goiânia, Moradia para Idosos Goiânia, Notícias, Residencial para Idosos Goiânia, Tratamento de Alzheimer Goiânia, Tratamento de Parkinson Goiânia,