O convívio social é fundamental em qualquer momento da vida, contudo, para os idosos, ele se torna ainda mais importante, evitando que eles experienciem sentimentos de solidão e tristeza.
A falta de convívio com outras pessoas, que geralmente tem início com a aposentadoria, pode fazer com que os idosos percam o interesse em atividades e deixem de frequentar locais diferentes. Com o tempo, eles se tornam introspectivos e sua saúde mental e física pode se deteriorar.
Portanto, estimular que o idoso mantenha uma vida social ativa pode trazer diversos benefícios, como:
- Aumentar a motivação: conhecer diferentes pessoas, encontrar amigos e sair para passeios fazem com que a pessoa se sinta mais feliz e motivada a viver.
- Garantir o bem-estar: o contato físico e dar gargalhadas são duas ações que liberam endorfina, a substância conhecida como “hormônio da felicidade”, responsável pela sensação de prazer e bem-estar.
- Melhorar o funcionamento do corpo: na terceira idade, muitas vezes a socialização está ligada à prática de exercícios, portanto, socializar também ajuda os idosos a manterem uma rotina de atividades físicas.
- Ajudar a prevenir doenças: Reunir-se com os amigos para conversar, jogar, dançar ou qualquer outra atividade é uma forma de estimular o cérebro do idoso. Com isso, diminui-se o risco de doenças neurodegenerativas.
Os benefícios de garantir a socialização na terceira idade são muitos, na esfera física e intelectual, portanto, é fundamental que os idosos não sejam isolados com o passar dos anos!
Residenza Hotelaria para Idosos
Telefone: (62) 3142-5270
Whastapp: (62) 99604-5970
Endereço: Rua 89-E, nº 70, Setor Sul, Goiânia, Go.
Serviços:
- Hotelaria permanente e provisória para idosos;
- Centro Dia;
- Geriatria;
- Nutrição;
- Atendimento domiciliar.
Responsável técnico: Dr. Marco Aurélio Borges CRM 11.542 / RQE9.233