Reabilitação

Reabilitação

A reabilitação tem como objetivo a recuperação adequada da saúde física e emocional de idosos que estão em internação hospitalar prolongada, submetidos ou não a procedimentos cirúrgicos. A Residenza Hotelaria para Idosos conta com uma estrutura apropriada e equipe treinada para oferecer todo o suporte necessário para o idoso tenha uma recuperação rápida e de qualidade.

 

Geriatria

Geriatria
Geriatria

A Geriatria é a especialidade médica que tem como foco o atendimento de forma integral e ampla à pessoa idosa. A geriatria visa a promoção de um envelhecer saudável, prevenção e tratamento de doenças, a reabilitação do idoso e a preservação da autonomia e independência do idoso.

A consulta geriátrica tem uma abordagem ampla, não se limitando a um órgão ou sistema e sim ao corpo com um todo, incluindo aspectos psicossociais, escalas e testes, unidade paciente-família, etc.

As principais doenças enfrentadas pelo idosos são: as demências, Doença de Alzheimer, Doença de Parkinson e doenças crônicas como hipertensão arterial, diabetes, osteoporose, o geriatra também trata de problemas com múltiplas causas, como tonturas, incontinência urinária e tendência a quedas.

 

Terapia Ocupacional

Terapia Ocupacional
Terapia Ocupacional

É uma área da saúde que estimula a consciência corporal, as relações sociais e as habilidades cognitivas, através de oficinas, palestras, jogos e exercícios. Essas atividades são propostas de acordo com as necessidades específicas de cada idoso.

A Terapia Ocupacional proporciona mais qualidade de vida ao idoso, melhora a saúde física e mental, auxilia na reabilitação, previne quedas, aumenta a autonomia e promove a socialização.

 

Fisioterapia

Fisioterapia
Fisioterapia

A fisioterapia gerontológica tem como objetivo a preservação ou recuperação da independência funcional do idoso. Também atua na prevenção e no tratamento de diversas doenças que podem acometer os idosos.

Alguns sintomas e sinais que indicam a necessidade de avaliação fisioteraupêutica são:

  • Dor
  • Sensação de membro pesado
  • Marcha lenta;
  • Cansaço respiratório
  • Tropeços e quedas;
  • Dificuldade de subir e descer escadas;
  • Dificuldade em levantar e sentar;
  • Falta de equilíbrio;
  • Tontura;
  • Zumbido;
  • Sensação de fraqueza.

 

Fonoaudiologia

Fonoaudiologia
Fonoaudiologia

A fonoaudiologia atua nos diferentes aspectos da comunicação humana (linguagem oral e escrita, fala, voz, audição) e nas funções responsáveis pela deglutição (engolir), respiração e mastigação.

O envelhecimento pode causar perda auditiva que pode gerar insegurança, medo e dificuldade de interação. O fonoaudiólogo auxilia na reabilitação auditiva melhorando a comunicação do idoso.

Também é comum que os idosos apresentem dificuldades de engolir alimentos, bebidas ou, até mesmo, a própria saliva. Com a fonoaudiologia, o idoso consegue melhorar a deglutição, a mastigação e a respiração, reduzindo a frequência de engasgos.

Outro benefício da fonoaudiologia é minimizar os impactos da evolução de doenças degenerativas, em especial, as relacionadas à demência.

 

Psicologia

Psicologia
Psicologia

A psicologia tem como objetivo promover atividades para proporcionar bem estar e saúde mental aos idosos, como: atendimento individualizado, atendimento em grupo, realização de atividades de estimulação cognitiva, atendimento aos familiares (individual ou em grupo) e acompanhamento das visitas dos familiares.

Também é atribuição da psicologia oferecer suporte emocional dos idosos, trabalhar questões associadas ao envelhecimento, incentivar à autonomia, estimular funções cognitivas (linguagem, atenção, memória, orientação, entre outras), prevenir e tratar doenças como depressão e ansiedade.

Na velhice ocorre um acúmulo de realizações e perdas, por isso é importante que o idoso consiga expressar seus sentimentos.  A história de vida de cada idosos merece ser valorizada.

O psicólogo pode auxiliar as famílias e o idoso para a condução de um envelhecimento melhor e mais saudável.

 

Odontogeriatria

Odontogeriatria
Odontogeriatria

Odontogeriatria é uma especialidade da odontologia que visa o diagnóstico e tratamento dos problemas bucais das pessoas idosas.

Os problemas bucais relacionados à terceira idade são fatores que influenciam diretamente na qualidade de vida desses pacientes. Um dos principais problemas da saúde bucal dos idosos é a perda parcial ou total dos dentes. Como consequência, a mastigação, digestão e deglutição do paciente fica afetada, além da fala, que também fica prejudicada, e a questão estética, que pode interferir de forma emocional e psicológica no idoso.

Entre as doenças odontológicas mais comuns estão as doenças periodontais, em que ocorre a inflamação da gengiva e dos tecidos de sustentação dos dentes. Outras queixas são a erosões e cáries dentárias, halitose e boca seca causada por medicamentos.

A atenção à saúde bucal do idoso deve levar em consideração as principais alterações que costumam ocorre na cavidade bucal, e atuar de forma preventiva e direcionada, promovendo a saúde bucal na terceira idade.

 

Nutrologia

Nutrologia
Nutrologia

A nutrologia atua na prevenção e no tratamento de doenças que podem ser causadas por distúrbios nutricionais.

Também faz o acompanhamento do estado nutricional do idoso promovendo o envelhecimento saudável e atuando na manutenção da saúde e na redução de risco de doenças.

A avaliação nutrológica no processo do envelhecimento saudável inclui:

  • Prevenção, diagnóstico e tratamento de problemas relacionados com a alimentação em patologias tais como: diabetes, alteração de colesterol e triglicerídeos, doença hepática gordurosa, osteopenia   osteoporose, obesidade.
  • Avaliação completa da necessidade de suplemento nutricional e vitamínico;
  • Avaliação e tratamento da sarcopenia que consiste na perda muscular associada ao envelhecimento ou a patologias específicas, como câncer, e demências;
  • Prevenção e tratamento de doenças que podem ser modificadas por melhora dos hábitos alimentares;
  • Orientação de exercícios físicos e de suplementos para melhora de performance e a saúde.

 

Residenza Hotelaria para Idosos

Telefone: (62) 3142-5270

Whastapp: (62) 99604-5970

Endereço: Rua 89-E, nº 70, Setor Sul, Goiânia, Go.

 

Serviços:

  • Hotelaria permanente e provisória para idosos;
  • Centro Dia;
  • Geriatria;
  • Nutrição;
  • Atendimento domiciliar.

 

Responsável técnico: Dr. Marco Aurélio Borges CRM 11.542 / RQE9.233

5/5 - (10 votes)

Residenza

Residenza - Hotelaria para Idosos em Goiânia. Telefone: (62) 3142-5270 Whastapp: (62) 99604-5970

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
3142-5270
Whatsapp
Agende uma visita
Agende uma visita